Inês

Goalball

Postado há 7 anos

Por Inês

Goalball é um esporte, criado após a segunda guerra mundial, inicialmente com fins terapêuticos para as pessoas com deficiência visual, porém ao longo dos anos adquiriu um caráter competitivo e hoje figura entre os esportes que são disputados nas paralímpiadas.

São três jogadores de cada lado, todos atacantes e defensores e irá vencer a equipe que fizer mais gols. A dinâmica da modalidade consiste em uma alternância de arremessos (ataques) que são realizados com as mãos e de defesas que são realizados com o corpo normalmente se deslocando para os lados.

O goalball no Brasil chegou na década de 80 e em Santa Catarina no final da década de 90 por meio do professor Luciano Lazzaris Fernandes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Projeto Sábado no Campus: Esportes Adaptados da UFSC ocorre desde 1996 e atualmente tem parceria com diferentes instituições para desenvolver modalidades voltadas para pessoas com deficiência.

A Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA) é a instituição em Florianópolis que possui parceria com a UFSC e desenvolve o goalball, a equipe disputa campeonatos estaduais, regionais, nacionais e amistosos internacionais tendo em seus quase 10 anos de existência diversos títulos estaduais e regionais e figurando entre os melhores do Brasil contando com atletas que participaram inclusive de jogos paralímpicos.

A seleção brasileira de goalball é referência em âmbito internacional em ambos os naipes. Atualmente a seleção masculina é a primeira do ranking mundial e a seleção feminina é a terceira do ranking, sendo que no último campeonato mundial ocorrido na Suécia em 2018 a seleção masculina sagrou-se bi campeã mundial enquanto a seleção feminina conquistou o inédito terceiro colocado no campeonato mundial e mais um passo para a tão sonhada medalha paralímpica com ambas as equipes já garantidas nas Paralímpiadas de Tóquio em 2020.

Texto do professor Roger Scherer

2339 Visualizações