Posted 7 years ago
By Inês
Você já parou para pensar sobre a possibilidade de uma pessoa cega pedalar?
Toda criança gosta de pedalar, e depois de adultos muitos utilizam a bicicleta como lazer, meio de transporte e turismo.
Mas, e a pessoa cega, fica privada desta maravilha!
Pensando nisso, Ricardo de Carvalho de Florianópolis, em 2011 iniciou um projeto hoje denominado de novos horizontes, este, consiste em pedalar em bicicletas duplas, chamadas de tandem, onde uma pessoa com visão normal guia, e a pessoa cega segue sendo guiada , pedalando em parceria.
No dia 20 de fevereiro de 2011 iniciou-se esta experiência, que hoje proporciona as pessoas cegas a pedalarem, conhecerem novos trajetos, desafiarem seus limites, e muitos foram ampliando as possibilidades participando de competições a nível nacional.
Os encontros acontecem todos os sábados, e eu sou uma das participantes, não gosto de competições, mas de superar os meus limites. Adoro estar com este grupo, perceber os caminhos, sentir o vento no rosto e a liberdade que isso me proporciona.
Então, para você que não conhece a pessoa cega e suas possibilidades, pode perceber que possibilidades e oportunidades podem estar sendo criadas, basta ter criatividade, boa vontade e dialogar, pois as pessoas com deficiência podem auxiliar também na construção de um mundo que acolha as diferenças.
Inês Berlanda Seidler.