Inês

A leitura e escrita Braille

Posted 7 years ago

By Inês

A leitura Braille

O processo de aprendizagem da leitura Braille, é, sem dúvida, muito diferente do processo de leitura e escrita no sistema comum, pois a criança cega, antes de iniciar seu processo de alfabetização precisa dominar vários conceitos como: Lateralidade, orientação espacial, aprimoramento do tato para identificar texturas, linhas, pontos em diversas posições.

Outro fator que também é peculiar da leitura Braille diz respeito ao acesso a esta informação, uma vez que o tato é analítico, identificando as partes, e depois compondo o todo.

Desta forma, primeiramente, a criança precisa se localizar na cela Braille, posição dos pontos, Ir reconhecendo letras em tamanho ampliado, e aprimorando aos poucos o tato para identificar o Braille tamanho real.

Quando a criança já identifica as letras em tamanho real, vamos inserindo sílabas, palavras, frases e orações até chegarmos ao texto.

Ao trabalharmos um texto, a criança é incentivada a interpretar o que está lendo, sintetizar as ideias principais, ter acesso à informação, ortografia das palavras e estética textual.

No entanto, este processo deve ocorrer em todos os espaços, na escola e em casa, acessando literaturas que ampliem sua visão de mundo, seu vocabulário e o conhecimento em geral.

Inês Berlanda Seidler.

2083 Views